1ª Circular da Monitoria- VII CBG

02/04/2014 03:10

Postado em 25/03/2014, neste link.

A Associação dos Geógrafos Brasileiras – AGB, respeitando os princípios de militância de todas e todos os associados tem a obrigação de esclarecer o significado da monitoria nos Encontros promovidos pela entidade. É de conhecimento público que nos eventos da AGB temos a necessidade de muitos companheiros e companheiras para dar cumprimento as atividades propostas pela entidade. Nossa compreensão, portanto, compartilhada pelo conjunto das seções locais através das Reuniões de Gestão Coletiva – RGCs, é a de que os monitores não são simples tarefeiros que por motivação voluntária se candidatam ao trabalho. Durante o Encontro os monitores são os sujeitos que materializam a maior parte das ações pensadas coletivamente nos fóruns deliberativos. Isso configura, sobretudo, uma atuação política e de formação e, por isso, é imprescindível o conhecimento de todo processo de construção do Encontro, que conta com a exclusiva participação dos geógrafos e geógrafas militantes. Nesse caso o trabalho realizado pelos monitores deixa de ser um tarefismo voluntarista e se transforma em um ato político.

Os trabalhos da monitoria são coordenados. Porém não há uma hierarquia entre os coordenadores e os monitores. O que pretendemos, e faz parte da prática da AGB, é que existam instâncias de responsabilidade política, que durante os encontros e congressos da entidade precisam ser identificados como coordenação. Para isso contamos com quatros escalas de responsabilidade política: a) DEN; b) comissão organizadora local; c) seções locais e d) os monitores. Esses diferentes sujeitos deverão interagir, acatar deliberações dos fóruns da entidade e em respeito às decisões coletivas dar execução as tarefas propostas.

As atividades dos monitores têm inicio com o credenciamento no domingo às 8 horas e se encerram no sábado, após a plenária final, às 22 horas. E, considerando que a monitoria transcende a simples tarefa, nós, nas diferentes escalas de responsabilidade, temos o compromisso de garantir cumprimento dos horários que espontaneamente disponibilizamos.

O resultado das ações coletivas só tem efeito quando reconhecemos que o trabalho individual não seja tão insignificante ao ponto de ser dispensado, nem tão imprescindível para ser personalizado. E através desse ato político franco que esperamos um trabalho solidário e profícuo com muitos debates políticos e aprendizagem para todos e todas.

As seções locais devem organizar coletivos de monitoria no interior de suas seções locais e enviar uma lista ao e-mail da Comissão de Monitoria com os dados dos interessados em participar da monitoria do VII CBG, no qual cada seção indica um responsável (coordenador local). Os monitores receberão alimentação para nos dias trabalhados, camisas da monitoria e serão isentos do alojamento.

 

Comissão Organizadora do XVII CBG

Diretoria Executiva Nacional

Associação dos Geógrafos Brasileiros