Coletivo de Diretoria

  • Orlando Ednei Ferretti 
  • João Marcelo Vela
Coletivo de Secretaria
  • Livia de Seixas Torres Corigliano 
  • Felipe Silveira de Souza
Coletivo de Tesouraria
  • Luisa Boemer 
  • Maíra Abreu Guimarães

Apresentação, Princípios e Propostas de Campanha

 

Apresentação

Nós, da Chapa AGB Catarinense em Movimento, acreditamos na construção de uma seção local que seja capaz de atuar fortemente no contexto social em que está inserida através do conhecimento geográfico, que pode e deve ser socializado, estando a serviço dos movimentos sociais, das lutas populares, dos setores mais fragilizados pela produção capitalista do espaço. Buscamos com a nossa proposta de atuação dar movimento a uma AGB que, nos últimos anos, pouco ou nada tem feito no que diz respeito à sua articulação local, organização interna e intervenção nas questões relacionadas ao cenário local e nacional.

Estamos com o fôlego da transformação e queremos que a nossa Geografia seja construídacoletivamente, colocando a AGB em evidência, enquanto entidade que existe e reflete o interesse das geógrafas e geógrafos de Santa Catarina. Pensamos uma Geografia da práxis, que esteja em consonância com as lutas dos movimentos sociais, dos educadores/as e profissionais de Geografia, que quebre as relações de poder que estão postas dentro da academia e que vá muito além da universidade e dos grupos de pesquisa que se mantêm fechados em laboratórios. A AGB, enquanto uma associação de geógrafos/as composta por estudantes, bacharéis e professores/as de todos os níveis de ensino, tem o dever de discutir os temas relevantes à Geografia, e não deve, de forma alguma, ignorar os problemas socioambientais que ocorrem à nossa volta.

Por isso propomos que através da associação haja um envolvimento maior dos geógrafos/as nas lutas sociais, por meio da solidariedade e da atuação. Com os debates sempre abertos, pautados pelo princípio da construção coletiva, queremos priorizar a participação, criando outras relações com os associados/as, rompendo com as hierarquias e com o isolamento de nossa Seção Local Florianópolis em relação às questões que afetam os geógrafos/as e a nossa sociedade.

E é nesse sentido que decidimos organizar a associação através de coletivos, que representam os cargos de secretaria, tesouraria, comunicação e diretoria, sem personificá-los. Também constituiremos comissões que, com perspectivas de atuação, discutirão as questões referentes ao seu tema, como: Educação, Espaço Agrário/Ambiental e Espaço Urbano. Essas comissões estarão permanentemente abertas, para que cada vez mais agbeanos venham construir conosco a AGB Seção Local Florianópolis.

Tudo isso porque a atuação da AGB deve ser reflexo da vontade de seu conjunto de associados/as!

Queremos colocar a AGB-Florianópolis em movimento, para que tenhamos uma entidade forte politicamente, na luta pela construção de um espaço geográfico socialmente mais justo.

Junte-se a nós na construção de uma AGB Catarinense em Movimento!

Princípios

Por uma Geografia que esteja a serviço da transformação da sociedade, da luta das trabalhadoras e trabalhadores e dos movimentos sociais;

  • Horizontalidade: Acreditamos que este princípio é fundamental para organicidade da associação. O funcionamento e os posicionamentos da diretoria da AGB Seção Local Florianópolis devem dar-se de forma horizontal por seus associados/as. Todos/ as devem possuir o mesmo poder de decisão, o mesmo direito à voz, sem que diferentes cargos representem hierarquia nas decisões. Acreditamos que todos/as devem ter os mesmos direitos e deveres. Nesta perspectiva a partilha de informação e a tomada de decisão devem estar ao alcance de todos os membros.
  • Autonomia político-administrativa: A entidade não se sujeitará a nenhum processo de aparelhamento por parte de governos, partidos, empresas privadas, grupos de pesquisa e demais organizações. Assim a Seção Local Florianópolis faz-se independente em suas discussões, decisões e ações. Todas as diretrizes políticas devem ser tiradas em assembleia, tida como fórum de decisão máximo, pelos associados/as presentes.
  • Transparência: Compromisso com a transparência da gestão no esforço de inserir a participação do maior número de associados/as possível nas discussões e deliberações, para tanto, divulgar-se-á amplamente as atividades e assembleias a serem realizadas pela seção local, democratizando assim a entidade, e estabelecendo uma comunicação ampla entre associados/as e direção. Para além disso, haverá periodicidade na prestação de contas pelo coletivo financeiro.

Propostas

  • Buscar espaço físico e infra-estrutura para a sede da Seção Local Florianópolis;
  • A AGB Seção Local Florianópolis deve participar em todos os fóruns deliberativos ou de discussão da AGB, tais como os encontros e as RGCs (Reuniões de Gestão Coletiva);
  • Realização de assembleias gerais mensais durante o período da gestão;
  • Realizar uma campanha permanente para ampliar o quadro de associados/as;
  • Participar da organização do próximo Congresso Brasileiro de Geografia, em 2014 (em local a ser definido);
  • Criar um grupo de monitoramento de Concursos para intervir nos casos em que os geógrafos/as não são contemplados/as;
  • Organizar o histórico da AGB Florianópolis, bem como seu acervo bibliográfico e de multimídia;
  • Abrir o debate sobre a necessidade de regularização jurídica e fiscal da Seção Local;
  • Aproximar, através da ampla divulgação das atividades da AGB, professores/as, bacharéis, e estudantes;
  • Formar comissões temáticas (em áreas como Educação, Espaço Agrário/Ambiental, Espaço Urbano) para discutir os temas pertinentes de Santa Catarina e do Brasil, articulando esses debates com os Grupos de Trabalho nacionais da AGB;
  • Editar uma revista acadêmica on-line, nos moldes dos boletins de geografia publicados por outras seções locais no Brasil;
  • Melhorar a comunicação da Seção Local com seus associados/as – produzindo uma lista aberta de e-mails, criando um perfil nas redes sociais, construindo um Site/Blog da Seção Local Florianópolis e mantendo-o atualizado;
  • Estabelecer projetos de gestão a longo prazo;
  • Transparência – atas e prestação de contas disponíveis no site;
  • Buscar a construção de uma AGB que extrapole as fronteiras do município de Florianópolis;
  • Apoio na construção do EIV-SC (Estágio Interdisciplinar de Vivencia de Santa Catarina) como forma de aproximação com os movimentos sociais.